Documentação e assessoria para viagens internacionais

Quanto tempo leva para que eu possa viajar com o meu cão ou gato para a Europa?

Uma dúvida muito comum é “Daqui quantos dias consigo viajar?”, principalmente para quem precisa se mudar às pressas. Entenda aqui qual o tempo mínimo que você necessita para que o seu pet possa ir com você aos países da União Europeia.

Nicole Andrade

2/24/20251 min read

white ceramic mug on brown wooden table
white ceramic mug on brown wooden table

Organização e planejamento são os pontos chaves para que você consiga viajar tranquilamente para qualquer lugar do mundo com o seu pet, o que significa que para que tudo ocorra bem também exige tempo.

Durante o processo é necessário respeitar alguns prazos para que tudo seja feito dentro dos conformes exigidos pelos órgãos responsáveis. Para um pet que está começando o processo do zero, primeiramente deverá esperar o prazo de 30 dias após a vacinação para coletar o sangue e realizar o exame sorológico. Em seguida o mesmo deverá ficar 90 dias sem sair do país, que é a quarentena que ele deve cumprir, e somente quando passar esse período de 90 dias de quarentena que o pet estará liberado para viajar.

Concluindo, você precisa de no mínimo 120 dias para planejar a viagem com o seu pet com destino aos países da União Europeia, podendo claro se estender para um tempo maior sem problemas, mas sendo necessário que você comece a se organizar e se planejar pelo menos 120 dias antes, o que daria em média 4 meses.

Caso você se pergunte se é possível diminuir esse tempo de quarentena e embarcar com o seu pet antes, a resposta é que aqui no Brasil você não será impedido de emitir o CVI por conta de não ter cumprido esses 90 dias, ou seja, você consegue emitir o CVI antes de completar a quarentena se todos os documentos estiverem corretos, no entanto ao chegar no país de destino o seu pet não poderá entrar no país até completar essa quarentena, ficando sujeito a terminar a quarentena no centro veterinário do aeroporto do país a custos do tutor (você pagará a diária que o seu pet ficará lá até completar o período) ou também a depender do país e do que for avaliado fica sujeito do pet voltar ao país de origem.